sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sampalouca, sampalove ♥

Por: Alysson Rocha

        Hello! Saudades? Eu também! A ausência tem motivo, pessoal! Eu estava viajando! Imaginem a bagunça! Eu voltei à Maceió na madrugada do Domingo para a Segunda-Feira. Assim que eu voltei,  havia mil coisas para fazer – seminário e projeto de pesquisa –, por conta do final do semestre. Dei vários rolês, fiz compras e me acabei na baladinha pelos motivos de que não sou de ferro. Em relação ao voo, foi uma viagem super tranquila, teve um pouco de turbulência na volta, mas nada demais.

Como qualquer estudante sabe, andar de ônibus faz parte de nossas vidas, né mores? A novidade, para mim, foi pegar o fura-fila. Deixem-me explicar! O fura-fila é um corredor de ônibus que funciona como um metrô - nesse trajeto só passa busão, ou seja, não tem carro, nem moto e muito menos bicicletas disputando o espaço. O legal é que há estações onde os ônibus param para que os passageiros possam entrar e sair durante o percurso. Todos os ônibus têm TV. Se você é de Maceió, com certeza, irá ficar pasmo ao fazer o comparativo dos ônibus de SP com os ônibus maceioenses - choremos -.

Eu, particularmente, odeio o calor e prefiro o frio. Não estamos no Inverno, mas em São Paulo, mesmo estando perto do Verão, há uma temperatura agradável em torno de 19º C a 25º C. É uma deliciosa sensação de frescor! Aqui, em Maceió, nessa época, a temperatura gira em torno de 29º C a 33º C. Não quero nem falar quando chega o verão propriamente dito.
Vejo a mídia falando sobre a falta de água e poluição em Sampa, mas eu não vi nada disso. Tem água sim – pelo menos onde fiquei - e não senti diferença alguma do ar que respiro em Maceió para o de SP, e olhe que tenho Rinite e tive bronquite alérgica quando criança. São Paulo pode não ser atraente para quem prefere uma fazenda ou lugares calmos, mas eu sou agitadíssimo e ver uma megalópole que não dorme é muito animador! Devido ao corre-corre, alguns paulistanos parecem ser individualistas! É mais ou menos assim: aqui é cada um por si e Deus por todos. Não sei se estou certo, mas as pessoas puxam assunto facilmente com você, então não estranhe.

Há um “código de convivência” imaginário! Primeiramente: se você está na escada rolante, posicione-se do lado direito. Isso acontece porque algumas pessoas quando estão muito apressadas não querem ficar paradas na escada rolante, então irão subir ou descer a escada mais rápido. Em resumo: a passagem precisa estar livre em algum dos lados – geralmente, o esquerdo -.

Segundamente: pratique a educação com o próximo! Em Sampa é muito comum as pessoas pedirem desculpa e licença. Imaginem um estado com mais de 44 milhões de habitantes! É inevitável um esbarrão ali ou um empurra-empurra aqui, por isso seja educado e evite conflitos. Aqui em Maceió, se alguém esbarrar em você, provavelmente tu vai gritar: me leve! Terceiramente: não é necessário procurar um lugarzinho para entrar dentro do veículo e ir com a cara imprensada na janela. Não force a barra!

Obs.: o Estado de Alagoas tem menos de 4 milhões de habitantes. 4 versus 44, sentiram a diferença!?

Ao fazer uma comparação sobre os Aeroportos, comecei a calcular que no Aeroporto de Guarulhos cabe uns 4 aeroportos de Maceió ou até mais. O GRU Airport é realmente grande! Empresas como a TAM e a Gol oferecem translado do aeroporto de Guarulhos para o de Congonhas totalmente de graça, basta apenas apresentar o bilhete de voo. Sair do aeroporto de Táxi em SP custará, no mínimo, R$50,00.

Quem mora em Maceió, sabe que não se pode andar de celular na rua em nenhum horário. Assim que cheguei em SP, eu não quis andar com o celular visível, mas depois fui percebendo que a maioria da galera anda com o celular na mão. Pessoas, que moram lá há mais de 15 anos, disseram-me que é difícil um assalto de celular acontecer com a mesma frequência que acontece em Alagoas. Eu relaxei e em poucas horas já estava andando com meu celular na mão pelo centro de São Paulo.

É bem atraente ver maiores oportunidades de trabalho e uma diversidade de oportunidades em um Estado onde tudo acontece. Redes de fast-food como McDonalds, Habib’s e Subway parecem estar em cada esquina. A Rua Augusta é uma loucura durante à noite! Naquela rua há mais de 10 baladas e bares que vão de Pop a Rock e de Samba à MPB. Observem que estou falando apenas de uma RUA de São Paulo. 

No Estado de Alagoas não há essa quantidade de baladas que existem na Rua Augusta. São Paulo disponibiliza uma vida social ativa: baladas mil, shows milhões, muitos espetáculos e assim por diante. A Avenida Paulista é um amorzinho! Nunca dorme porque sempre tem gente passando por lá ou porque tem uma obra sendo construída em plena madrugada. 

Fui à Feira da Liberdade – adorei ver orientais reunidos –. Fui provar o pastel de feira mais famoso de São Paulo: o Pastel da Maria. Antes de ir à feira, visitei a Praça da Sé e a Catedral. Como não sou de ferro, dei aquele pulinho no Brás e na Rua 25 de Março atrás de coisas baratas. Pense no vuco-vuco. 

Achando pouco, fui dar uma passadinha pelo Mooca Plaza Shopping e comprei um livro na loja física da Saraiva. Levaram-me para comer uma pizza em uma padaria de esquina no Sacomã. Gente! Que pizza deliciosa era aquela? Não estranhem! É pizza sendo vendida em padaria mesmo! Aqui em Maceió, as padarias só vendem pão e, às vezes, mantimentos.

Bom é isso gente! Espero que tenham gostado da minha aventurinha na SampaloucaDeixem nos comentários suas experiências em São Paulo! Um beijo bem grande e abraço!
Compartilha mig@! Espalha aí!:    Facebook Twitter Google+

3 comentários:

  1. Haha conheceu a loucura que é aqui ? Eu particularmente acho as coisas por aqui meio loucas, mas é uma cidade bem legal, porém as vezes sinto falta de um lugar mais tranquilo. Ps: Eu amo a 25 de Março rsrsrsrs Canal https://www.youtube.com/watch?v=KEMMi7KeBOk
    Blog http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa , Alysson já comi muitos pasteis da Maria em SP !!!!! \0/ mas infelizmente me mudei de cidade e ai nunca mais :c .Adorei seu blog , adorei sua postagem ! você é muito carinhoso e manda bem . Aaaaaaahhh que saudade da 25 !! lá eu comprava de tudo um pouco e gastava tão pouco , já aqui na minha cidade não tem dessas coisas ( é uma chatice =P ) ......Enfim....como gostei muito do seu blog , e de você também voltarei sempre ;D pode esperar que terá sempre comentários meus e etc...... obrigada por dar uma passadinha lá no meu cantinho fiquei muito feliz ,viu?!.... (VIM RETRIBUIR O COMENTÁRIO E ME APAIXONEI POR AQUIIIIII S2)
    ~Beijãão!!
    P.o.A || placeofamanda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação e pelo carinho meus amores! Fico muito feliz! É uma loucura mesmo gente, mas é um amorzinho também né ♥ Amanda, super obrigadão pelos elogios tá !? - ai que vergonhinha >< - Você é um amorzão e super fofa haha! Pode voltar sempre que quiser! Sinta-se a vontade! É isso aí gente! SP é muito amor mesmo! Um beijão e há braços!

    ResponderExcluir