terça-feira, 4 de novembro de 2014

El Día de Los Muertos

Por: Alysson Rocha

                   Hola chicos! A postagem de hoy, é uma viagem com o passaporte carimbado para à terra dos Sombreros. Estamos em Novembro e eu não poderia deixar de falar dessa festa que é tão linda - e que acho que muitos desconhecem -. Se vocês fazem a linha aspirador de pó e conseguem pegar as coisas no ar, sabem que estoy hablando do México e "El Día de Los Muertos" haha!

Entonçes, pueblo - jurei não usar nenhum termo em inglês nessa postagem -. Eu fui apresentando à "coisa toda" quando estava na época da escola, através da minha professora de espanhol - Leilane um beijo -, e confesso que fiquei bem interessado. Na época, os alunos da turma de inglês falaram sobre o Halloween - aquele que todos conhecem - e a turma de espanhol do Dia dos Mortos. Foi um dia bem legal com bastante conhecimento - e comida haha -.

No Brasil, o “Dia de Finados” serve como um momento de dar vazão à tristeza, mas no México a coisa é totalmente diferente. É dia de festar, encher a cara e bailar muitíssimo. E não pensem que se usa a cor preta não! O negócio é abusar da cor, do bom humor e muita comida! Essa tradição vem intrigando turistas há tempos. As pessoas que vão visitar o país nessa época podem estranhar e até se ofender com a celebração por considerarem uma falta de respeito fazer festa durante o luto.

A tradição diz que nesse dia, os mortos saem do inframundo – na cultura deles é um lugar lindo e cheio de riquezas, pois inexiste o céu e o inferno - para visitar as pessoas queridas que deixaram na terra. Acredita-se que no dia 1º de novembro, dia de Todos os Santos, “chegam” as almas das crianças e no dia 2, as dos adultos. Por isso, é para festar durante dois dias.

O símbolo dessa relação do mexicano com a morte é a famosa calavera Catrina - uma caveira que aparece vestida com diferentes roupas e acessórios e que na tradição mexicana é casada com Mictlantecuhtli, o Senhor da Terra dos Mortos - que faz parte do cotidiano em todo o país. No Día de los Muertos, também são muito populares as calaveritas de dulce (pequenas caveiras doces), que enfeitam vários lugares e ganham diferentes cores.

Para recebê-los são feitos altares com coisas e lembranças que estas pessoas gostavam. Como objetos, comidas e até bebidas como tequila e cerveja, cigarros e brinquedos para as almas das crianças. No altar também são colocadas fotos das pessoas e algumas velas.

Doces de todos os tipos (pirulitos, chocolates e balas) em forma de caveira são batizados com nomes de pessoas mortas ou até de pessoas vivas como forma de brincadeira, e são comidos pelos amigos e familiares. Inclusive, há um doce que se faz especificamente para esse dia que é o “pan de muerto”, pero que comen los vivos.Os túmulos são decorados com flores do tipo Cempasúchil (ou flor de muerto) - uma flor amarelada bem bonita e que é conhecida por guiar as almas dos mortos -.

Deixem nos comentários o que vocês acham a respeito da festa! Se já conheciam ou não, se gostam ou se já participaram. Aguardo vocês! Há braços, até a próxima.

ASSISTAM DOIS VÍDEOS SOBRE EL DÍA DE LOS MUERTOS:

Compartilha mig@! Espalha aí!:    Facebook Twitter Google+

8 comentários:

  1. Muy bueno este post, congrutalacións pela criatividad.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh comi muito chocolatinho com formato de caveirinha lá nesse dia :) Morava com o pai da minha filha ainda e por onde a gente andava tinha barraquinhas com vários docinhos e comidas com esse tema.

    Realmente, é bem animado. Não lembra nem de longe nosso Dia de Finados.

    Beijoo !

    | Convite Para o TSU |

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  3. Vixi, deixei um comentário e não foi... que que houve será ? :/

    ResponderExcluir
  4. Foi porquê você deixou um link do TSU Anna, aí ocultou. Mas aqui eu li seu comentário, só não ficou visível para todo mundo. Os chocolatinhos realmente são bons haha! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa parte da cultura mexicana... é uma maneira muito bonita de lidar com a morte!



    http://www.cerejasemneve.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muy bueno... hahaha, o texto ficou muito bem-humorado com as expressões em espanhol!
    Conhecia só um pouco sobre a tradição, e sempre via as menininhas mexicanas de rosto pintado... Agora sei mais sobre el día de los muertos... e quero ver The Book of Life!
    Abraços!

    http://www.diarioquaseescritora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Já fiz um trabalho de Espanhol também, e acabei pegando o México. Fizemos sobre o Dia dos Mortos e foi um arraso. Sem contar que toda a história sobre esse dia é bem incrível.

    http://www.darksky.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que legal! Não sabia disso mas é bem interessante. Agora sei o que é el día de los muertos .
    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com/

    ResponderExcluir