segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Novembro Azul

Por: Alysson Rocha

Hey folks! Hoje o assunto é sério e é sobre saúde! O número de câncer de próstata nos homens brasileiros é absurdamente muito grande, cerca de 60 mil casos – é o segundo câncer mais comum, apenas perdendo para o câncer de pele -. Ao passar o Outubro Rosa, agora é chegada a hora do Novembro Azul – mês voltado à saúde do homem -. Esse mês é dedicado às ações que visam esclarecer, sensibilizar, conscientizar e incentivar a população masculina sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce, para que, assim, o câncer não seja descoberto quando for tarde demais! A campanha é idealizada pelo instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Sempre atenta às causas sociais, a Dudalina lança a primeira linha de camisas exclusivas para promover a campanha Novembro Azul. A marca destinará 100% do lucro referente à venda destas peças para instituições ligadas à doença. Ao todo foram desenvolvidos oito modelos de camisas, todos em tons de azul. Para dar maior visibilidade, alguns homens do mundo da tevê e da moda aderiram à iniciativa: os apresentadores Edu Guedes e Celso Zucatelli, o blogueiro Kadu Dantas, o ator Gabriel Sater, o modelo e ex-BBB Jonas Sulzbach etc.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que todos os homens, a partir dos 45 anos, procurem um médico para realizar exames de rotina. Entre eles, o exame do toque, que é capaz de diagnosticar o câncer de próstata.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal - exame que enfrenta a resistência de muitos homens - combinado com o resultado de um exame de sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença da doença. A SBU afirma que, quando descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.

Se seu pai ou algum parente tem mais de 45 anos, converse com ele sobre a importância do exame preventivo. Use nas redes sociais as hashtags #novembroazul e #dribleopreconceitoApoie esse movimento!
Compartilha mig@! Espalha aí!:    Facebook Twitter Google+

Um comentário:

  1. Oi ^^
    Acredito que o número absurdo de casos de câncer se deve ao descaso dos homens em relação a isso. A vergonha que sentem, algo como se isso fosse "ferir" sua masculinidade, eu acho...
    É muito importante aderir a campanhas do tipo, mas mais importante ainda é não esquecer disso depois que o período da campanha acabar!
    Beijos

    ResponderExcluir