sábado, 25 de outubro de 2014

Resenha: O Teorema Katherine.

Por: Léo Lima


            Olá leitores do Literama! Ninguém em particular me recomendou esse livro, mas quando eu li o “A Culpa é das Estrelas”, fiquei louco para conhecer outros livros do belíssimo autor John Green. A princípio, quando li o verso do livro eu vi: "19 Katherines por enquanto..." e logo pensei que a história seria sobre um adulto, mas quando comecei a ler, descobri que Colin Singleton era um adolescente que estava se formando no Ensino Médio.

SINOPSE:
            
Sem mais enrolação! O livro fala sobre um adolescente que é considerado um prodígio, o que é diferente de gênio. Para ele, gênios criam coisas e prodígios apenas aprendem o que os gênios inventam. Isso o incomoda muito, pois ele tem muito medo de não conseguir fazer nada grandioso em sua vida. Colin sempre se apaixona por garotas do mesmo nome, especificamente: Katherine. Não pode ser Katies, Kats, Kitties, Cathys e nem, Deus o livre, Catherines. Outro detalhe! Singleton sempre leva um pé na bunda das Katherines. Após sua 19ª Katherine ter cansado dele, o garoto fica totalmente deprimido e, cansado de ver o amigo desse jeito, Hassan - um cara um tanto gordo e hirsuto de ascendência libanesa ou como gosto de chamá-lo: melhor amigo de Colin - o chama para viajar.

Sem um destino em mente, eles partem no Rabecão de Satã, carro de Colin. Ao passo que ele vai dirigindo, começa a lembrar do seu passado até o ponto onde o livro mostra um flashback de como foi seu encontro com sua 1ª Katherine. O livro segue esta tendência! Sempre em algumas partes ele mostra em ordem cronológica, como Colin se apaixonou e como levou um pé na bunda de suas Katherines.

Colin e Hassan decidem fazer uma parada para conhecer o túmulo do Arquiduque Francisco Ferdinando, situado na pequena cidade de Gutshot. Ao chegarem lá, os dois conhecem a "guia turística" Lindsey LeeWeels. Eles se tornam amigos e ficam hospedados na casa de Lindsey durante algum tempo. Nesse meio tempo, Colin chega à conclusão de que quer criar um teorema em que ele possa descobrir quanto tempo um relacionamento irá durar e, ao longo do tempo, tenta adicionar fatores e circunstâncias em seus cálculos e gráficos malucos. Colin tem esperanças que talvez isso se torne o momento "Eureka" de sua vida.

Acho que se eu passar deste ponto, posso entrar no terreno perigoso dos spoilers, então acho melhor parar por aqui!

CRÍTICA:

Eu costumo sempre gostar muito dos livros do tio John, mas esse eu amei. Sério! O humor inteligente que ele consegue por neste livro é simplesmente fabuloso! Isso torna a leitura muito espontânea e engraçadíssima! Um dos pontos fortes do livro é o seu melhor amigo, Hassan, que consegue ser engraçado ao extremo em situações peculiares. Sério! Eu tive muitas crises de risos com os diálogos dos dois.

Outra coisa que você vai notar muito frequentemente nesse livro são as notas de rodapé! Normalmente não gosto muito, mas a forma com que ele traz esta ferramenta para o livro, só te faz ficar com mais vontade ainda de ler o livro porque: a) Você realmente aprende certas coisas lendo-as; b) Ele deixa algumas pontas soltas, prometendo que depois vai explicar as coisas e c) Às vezes essas notas de rodapé têm coisas mais engraçadas que o próprio trecho. Sério! Certifique-se de ler todas.

Eu, particularmente, amo matemática, mas se você não gosta, não precisa se preocupar! Esse elemento está presente no livro, mas de maneira leve e bem explicada. Não é nenhum bicho de sete cabeças! Você conseguirá entender tudo de forma tranquila. O tio John está de parabéns por ter conseguido criar uma história diferente sobre um assunto inédito e que apesar dos pesares conseguiu me fazer devorar as páginas do livro para poder saber o que aconteceria no final da história.

Numa escala de 0 a 10, minha nota com certeza é 10. Não se esqueça de recomendar este livro para seus amigos, eles certamente irão adorar tanto quanto nós adoramos.

Observação: Após ler O Teorema de Katherine, cuidado ao usar a gíria fugging - e suas variações -  em sua vida. É extremamente vicioso!                                
Compartilha mig@! Espalha aí!:    Facebook Twitter Google+

7 comentários:

  1. Até agora só li dois livros do John, o primeiro eu amei e o segundo nem tanto. O que me deixou desanimada pra ler um terceiro, mas gostei muito da sua crítica. O livro parece ser bem original e com uma ideia inédita. Me interessou bastante, pretendo ler.

    http://leituradascinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também gostei bastante de O Teorema Katherine. Quando comecei a lê-lo não sabia que era sobre um garoto inteligente como o Colin, apenas achei que poderia ser um "pegador" qualquer, porque na sinopse da contracapa dizia que ele já tinha tido várias namoradas...
    Enfim, eu gostei muito de ler sobre um "nerd legal", mas acho que meio que me decepcionei com o final. Talvez eu estivesse realmente pensando que ele conseguiria a tal fórmula ideal, mas isso também seria surreal. De qualquer forma gostei do livro ^^

    Vi que você faz Engenharia Civil, eu vou começar a faculdade de Eng. ano que vem :)

    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não gostei muito do livro, Jão Verde me deixou a desejar, mas foi engraçado o ler.
    www.ab0utit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não é possível que só eu tenha odiado mortalmente esse livro!!! hahahah Mas agora sério, é a primeira crítica boa que eu leio dele, que bom que você gostou! Porque, sério, eu não suportei! rsrs
    Adorei o blog!
    Beijos!!

    http://zdezoe.com

    ResponderExcluir
  5. Não vejo como poderia odiar esse livro kkkkkkk
    Obrigado o elogio ;)

    ResponderExcluir
  6. Esse é o único livro do John Green que eu não tenho por justamente todo mundo falar tão mal dele. Agora vc falou bem e fiquei com dúvidas kkk vou esperar uma promoção porque se eu não curti muito, o prejuizo será menor kk Brigado pela dica! Abraços

    http://lumenseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. De nada, depois que ler, deixa aqui comentando o que achou do livro ^^

    ResponderExcluir