sexta-feira, 25 de abril de 2014

Torcedor Múltiplo

O que vocês acham das pessoas que torcem para mais de um time? Você é uma dessas pessoas?

Resultado de imagem para torcida no estádio
Ao conversar sobre futebol tem quem diga que torce por mais de um time, geralmente por um time brasileiro e por outro europeu. Saibam que existem pessoas que torcem pelo time de seu estado e ainda torcem por um time de São Paulo e/ou para um do Rio de Janeiro e até torcem por times de outros países. Claro que estou sendo bem generalista porque existem inúmeros casos, mas é apenas para exemplificar esse fenômeno.

Sou da premissa que aquele time do coração, que você torce de verdade só há um, nenhum outro. Essa multiplicidade de torcida deu-se principalmente com a popularização das TVs por assinatura e da internet, tornando mais fácil o acesso a campeonatos internacionais. Esses torcedores múltiplos em sua maioria devem ser jovens, já que a popularização começou na década de 90.

Acreditem! Tem quem faça disso uma poligamia! Imagine o casamento, você só pode ter uma mulher registrada em cartório (na maioria dos países). Isso se aplica no futebol, time do coração só pode haver um. Você pode até ter uma simpatia ou algo do gênero por outros times (seja pela história, pelas cores, pela tática de jogo, seja por um bom jogador), mas não é a mesma coisa. Ao simpatizar por um time, se ele ganhar, perder ou empatar você não vai se importar. Agora experimenta o time do coração! Você se importa com tudo que acontece, e é por isso que time do coração só existe um. No caso dos jogadores que mudam de time, eles mesmos sabem que por mais que se jogue em outro, vão continuar a torcer pelo time que cresceram torcendo.

Foto: Jonathan Lins/G1
Aqui na cidade onde moro, me deparei com esse tipo de caso essa semana. Foi CRB versus SPFC e presenciei pessoas que torcem pelos dois times sem saber para qual torceriam na partida. Acho que no final das contas não torciam por nenhum dos dois. Acredito que nesse tipo de jogo se deve torcer pelo time que é do seu estado. Absurdo é ter gente que é daqui de Alagoas e que preferiu torcer pelo time de fora, isso sem contar os que torceram por um empate por não decidir qual time apoiaria. Não sei se é justificável dizer que às vezes a fraqueza dos times locais fazem as pessoas torcerem por times das grandes cidades, mas antes disso, acredito que quem tem personalidade forte o suficiente não faz esse tipo de coisa, torce para apenas um time e ponto.

Afinal, torcer é um sentimento que vem do coração? Eu creio que sim! Você se preocupa, chora e se alegra junto com o time e quer estar ligado nos acontecimentos, é tudo natural. Encare como um relacionamento onde você sente aquela vontade de estar sempre por perto. Às vezes acontece de você gostar de uma pessoa e aparecer outra te chamando a atenção. Seria a mesma coisa com os times? É assim que surge o torcedor múltiplo? Até onde vai sua fidelidade nesse aspecto?

O que eu não entendo é como é que um torcedor mesmo tendo apenas um time do coração, acaba escolhendo uma agremiação estrangeira ou de outro estado para torcer. Viver longe do time para o qual você torce com certeza “esfria” a relação de torcida. Não dá para imaginar a situação de torcer por um time situado a milhares de quilômetros e que você não pode exercer este “amor” na plenitude, já que não vai dar para você ir ao estádio.

Ah! O resultado foi CRB 2 X 1 SPFC.
Compartilha mig@! Espalha aí!:    Facebook Twitter Google+

4 comentários:

  1. Na verdade essa história dos mitos é culpa da TV, que obriga ao telespectador a assistir e se identificar com os times, eles falam o tempo todo dos times grandes e transmitem seus jogos para o Brasil todo, consequentemente times menores muita gente não dá valor, então ficam presos a TV e torcendo pra um time que nunca vai sentir a emoção de comemorar um campeonato estando presente no estádio, o que é uma pena, pois sou ALAGOANO , sou exclusivamente CRB até o fim da minha vida, não simpatizo com ninguém, assisto futebol como todo bom brasileiro, mais nunca me tornarei um escravo da mídia.

    CLUBE DE REGATAS BRASIL DESDE 1912

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse post, sou São Paulino desde de pequeno, mas criei simpatia pelo Real Madrid na época que Zidane, Beckham, Ronaldo (Fenômeno), Roberto Carlos, Figo e companhia eram os Galáticos, mas eu criei essa simpatia não por modinha como muitos multi-torcedores são pelo Barcelona por causa do Messi e Neymar, eu gostei do time por causa que ele tem um jeito parecido de jogar com o São Paulo (posso estar enganado, mas é isso que eu acho), tenho camiseta não oficial do Real Madrid, mas eu sofro bem menos quando ele perde, do que quando o São Paulo perde. Não vejo erro em ter simpatia por outros times além do seu de infância, desde que goste de bom futebol, você pode torcer para outro time. Parabéns pelo blog, sucesso para você e para o blog.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir