terça-feira, 28 de outubro de 2014

Resenha: Água para Elefantes

Por: Leó Lima

                     Olá leitores do Literama! Dessa vez vou falar sobre um livro que, inicialmente, me deixou curioso através do título. Quando o encontrei na livraria, fui ler seu verso e notei que tinha bastante informação, o que é bom e ruim. Às vezes tem spoiler, e isso dá muita raiva. Enfim, a sinopse me convenceu e não pensei duas vezes em comprar o livro, foi sem dúvida, uma de minhas melhores compras.

Resultado de imagem para water to elephantsSINOPSE:

            Água para elefantes fala sobre Jacob Jankowski durante sua juventude e velhice. Aos 23 anos, ele está se formando em medicina veterinária, mas durante suas provas finais, recebe a trágica notícia de que seus             pais morreram num trágico acidente. Sem dinheiro e sem ter para onde ir, desiste da faculdade e vaga sem rumo pela cidade de Ithaca.

            Chegando nos limites da cidade, se vê seguindo a linha do trem, e quando nota que um trem está passando, ele não hesita e acaba pulando num trem em movimento. A princípio, não sabe onde se meteu até que Camel – um velho funcionário – explica que ele está ao bordo do trem do Circo dos Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo Da Terra.

Ele é levado para encontrar-se com Tio Al – um homem arrogante que, em hipótese alguma, deve-se mencionar o nome “circo dos irmãos Rigling” na sua frente, e também é diretor do circo – e Camel conta o que aconteceu. Tudo indicava que o rapaz seria enxotado do trem, mas quando descobre que ele “se formou” em veterinária, alegando que os Rigling têm um, logo passa a tratá-lo melhor e o convida para ser o veterinário do circo.

Desta forma, trabalhando como um “faz tudo” e também como veterinário do circo, Jacob acaba conhecendo Marlena, a atração principal do circo. Vestida de roupa com lantejoulas cor-de-rosa, ela o encanta com seu número com os cavalos, mas logo descobre que ela é casada com August – homem de personalidade duvidosa, ou como gosto de chamar, bipolar, e diretor do departamento de animais -. Desta forma, ele mantém seus sentimentos em segredo.

Passado um tempo, o circo estava passando por tempos de crise e Tio Al decide apostar todas as fichas na elefanta que comprou de um circo falido, Rosie. Alegando que ela seria a salvação do circo, ele encarrega Jacob de domar a elefanta e treiná-la para um número com Marlena.

Vale lembrar que, tudo o que é narrado no livro sobre o Jacob de 23 anos, são lembranças dele já idoso – “Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra.” -. Desta forma, a história é passada mostrando como é sua vida no asilo em que vive e dele lembrando de sua juventude, quando trabalhou no circo, e mostrando como ele se apaixonou duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. 
  
A história, na verdade, é bem complexa e pretendo deixar vocês descobrirem por si mesmos como ela se desenrola. Boa leitura!

CRÍTICA:

            Esse livro começa de uma forma bem interessante! Ele mostra o que vai acontecer já no fim, nas primeiras páginas do livro, e depois retorna ao início. Isto já é o suficiente para te matar de curiosidade para descobrir como as coisas chegaram em tal ponto.

            Achei muito interessante a forma como a Sara mudava o narrador do livro, ora um Jacob de 90 ou 93 anos estava sendo o narrador personagem, e ora um Jacob de 23 anos se tornava o novo narrador. Achei muito bacana. Ah! Tem outra coisa também! No primeiro capítulo é descrito uma coisa que eu achei fantástica e que descreve a vida de uma maneira bem simplificada e coesa, foi uma das coisas mais “belas” que já li, e tenho certeza que vocês concordarão comigo.

Confesso que achei a história meio tediosa vez ou outra, mas nunca perdendo o fio da meada, só achei que demorou um pouquinho para mostrar Rosie. Porém, quando ela entra na história - ao menos foi assim pra mim - me decepcionei um pouco, achei que a história seria mais focada na relação Jacob-Rosie. Entretanto, a relação entre esses dois vai acontecendo com o decorrer da história, e eles vão criando laços cada vez mais fortes, o que me fez superar tal decepção, hehe.

            Foi bem curiosa a forma na qual foi retratado o romance entre Marlena e Jacob: foi algo lento, envolvente e um tanto carismático. A situação em que se encontravam era muito delicada, pensem bem: August era bipolar, Marlena já não o amava como antes, e o pior, estava se apaixonando por Jacob! Pois bem, tente imaginar um homem mentalmente instável descobrindo que sua mulher está desejando outro. É, complicado.

A forma como a história vai se concluindo é um tanto surpreendente – garanto que realmente será surpreendente – e o final me agradou bastante.

Minha nota para este livro, é um 8. O motivo já foi mencionado, quando relatei alguns defeitos do livro. Não desanimem de ler só por conta disto, tenha certeza que valerá a pena ler tudo e descobrir como fora fantástica a vida de Jacob Jankowski.
Compartilha mig@! Espalha aí!:    Facebook Twitter Google+

Um comentário:

  1. gostei bastante da resenha, bom livro.Flor, passa no meu blog pra conhecer, e vem participar do sorteio com 14 LANÇAMENTOS DA BEAUTY FAIR, boa sorte pra ganhar! http://makeolatras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir